
Josely da Siva Quaresma
Psicólogo Clínico
CRP 16/5336
.jpg)
MISSÃO:
ACOLHER E CUIDAR DO PACIENTE COM SUA DEMANDA, ATRAVÉS DE UMA ESCUTA ATENTA E DE UMA RELAÇÃO EMPÁTICA, AFIM DE AJUDA-LO A DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES, AS QUAIS POSSIBILITARÁ A SUPERAÇÃO DE SEUS CONFLITOS E A BUSCA DE UM MODO DE VIDA SAUDÁVEL E AUTÊNTICO.
"O homem não é senão o seu projeto,
e só existe na medida em que realiza".
Sartre
ATUAÇÃO
Como Psicólogo, na área clínica e escolar, promover a saúde mental, a educação, a relação família/escola e a qualidade de vida pessoal e social, através de atendimento individual ou em grupo, no apoio psicopedagógico ao aluno e sua família, ministrando palestras sobre os temas educação e saúde mental, como também por meio de projetos de intervenção em trabalho docente e saúde do trabalhador no ambiente escolar.



PERFIL PROFISSIONAL
- BACHAREL em PSICOLOGIA, formado pelo Centro Universitário
São Camilo ES.
- Pós-graduando em Neuropsicologia Clínica
- Base: Existencial Humanista Fenomenológica
- ATENDIMENTO CLÍNICO: Criança / Adulto /Idoso
- Orientação Profissional
- Avaliação e Tratamento Psicoterapêutico
- Avaliação pré-cirúrgica: Bariatica / Laqueadura / Vasectomia
- Assessoria em Psicologia Escolar e Educacional
- Psicoterapia Breve







Trabalho docente realizado na EMEB Luiz Marques Pinto
A Docencia e sua Realidade
Saber cuidar de quem cuida do saber
Ao falar do docente e seu trabalho, vale trazer ao texto a fala de um professor. Aquele que sente na própria carne o prazer e a dor que rizomaticamente transita a sala de aula.
"Com resalvas, ainda sonho com uma educação feita por quem entende dela, para quem precisa dela e que auxilie as pessoas a viverem e conviverem como pessoas. E mesmo nesta escola desnudada acima, ainda é possível reviver a esperança de uma escola melhor. E quando despertarmos da madorna entre um turno e outro, mesmo caindo na realidade de um momento de descanso, entramos na sala de aula, revigorados, “sem deixar a peteca cair”, esperando o próximo intervalo. O sonho não pode acabar".
FREIRE, Prof. Dirceu. 2016.
Sendo uma profissão de fundamental importância para a sociedade, faz-se necessário um investimento mais efetivo e abrangente em termos de recurso eficaz para a classe docente. A começar por políticas públicas voltadas para a qualidade da formação continuada desses profissionais e a valorização dos mesmos, através de remuneração compatível com o trabalho que se realiza e da viabilização de um ambiente de trabalho digno que não ameace a saúde física e mental do professor. Sabe-se porem, que essa é uma questão complexa e requer uma ampla discussão para que sejam identificadas as carências dessa atividade laboral, tornando possível criar estratégias interventivas que atenda tais necessidades. Sabe-se também que isso não é tarefa fácil, mas que demanda atenção multidisciplinar, haja vista essa atividade profissional é atravessada por fatores sociais, econômicos e políticos. Não podendo esquecer-se de um dado importantíssimo. Trata-se do aspecto cultural onde a escola está situada. Situação que rejeita medidas estabelecidas a priori, dada a sua ineficácia, mas requer uma analise contextualizada e atual, capaz de dialogar com a situação encontrada. Em suma, é necessária uma discussão continuada com caráter de macropolítica. Porém, a vida é movimento. E a situação da escola, seus atores e tudo que gira em torno dela, gritam por socorro a cada nascer do sol. Ou seja, enquanto não é elaborada uma solução ampla, é preciso ir fazendo pequenas, mas possíveis ações, que vai contendo a vida que escorre entre os vãos da espera.
